Por que Jesus amaldiçoou a figueira estéril?

Muitas coisas podem ser tomadas como certas, mas algumas coisas precisam de ser examinadas de perto. No Evangelho de Mateus, vemos um exemplo claro disto quando Jesus amaldiçoou uma figueira.

A árvore foi considerada “frutífera” porque as suas folhas eram verdes, embora não houvesse fruto nelas. No entanto, quando Jesus olhou atentamente para a árvore, viu que as suas folhas tinham murchado.

Análisis del episodio

Jesus entrou em Jerusalém no meio da exultação das multidões reunidas para a festa da Páscoa. Pela manhã, ele caminhou de Betânia para o Monte das Oliveiras. Reparou numa figueira com folhas.

Nesta altura da época, a maioria das figueiras ainda não tinha produzido frutos maduros (Mt 21,18). Mas esta árvore em particular chamou-lhe a atenção porque já estava completamente coberta de folhas.

Era uma figueira invulgarmente madura. A sua folhagem indicava que iria produzir grandes quantidades de frutos doces em breve.

Jesus examina a árvore. Ele está desiludido. Cheio de folhas mas não de frutos. Toda a expectativa, sem satisfação.

Surpreendidos com a súbita mudança, perguntamo-nos se Jesus perdeu o juízo. Ele parece estar a agir de forma estranha. Estará ele zangado connosco? Não temos a certeza porque é que ele amaldiçoaria a árvore. O que aconteceu aqui?

Aprendemos algo interessante com esta cena peculiar.

Há algo mais a acontecer aqui – um conto de advertência para nós. Uma parábola avisa-nos, pelo menos de duas maneiras.

A falta de fruta causa julgamento

Ao longo do Antigo Testamento os israelitas são referidos como a vinha, árvore ou plantação de Deus (Juízes 9:9-15; Isa 3; 14; Jr 12:10). Como qualquer pessoa envolvida na agricultura sabe, as primícias pertencem a Deus (Ex 23; Lev 27).

Para compreender a relação dos israelitas com Deus, podemos pensar neles como a plantação especial de Deus, dando frutos espirituais como uma nação do pacto.

Mas como Deus lhes deu vida física, também lhes prometeu frutos terrenos abundantes (Isa 55,1-13; Jer 2,21-23).

A sua falta de fecundidade foi um sinal do julgamento de Deus sobre eles por O rejeitarem (Jer 17,8-10; Dt 11,17). Em Cristo, Deus cumpriu a promessa de frutos abundantes na terra (Gl 6,16; Ap 22,18-20).

No Antigo Testamento, Deus usava frequentemente metáforas sobre árvores para representar a sua relação com a sua nação escolhida.

Por exemplo, o profeta Isaías descreveu Israel como uma árvore plantada pelo próprio Deus (Isa 41,7), e Jeremias comparou-as a uma oliveira cujas folhas foram dispersas pelo vento (Jer 11,16).

Mas apesar destas belas imagens, Deus encontrou poucas provas de frutos nos ramos de Israel, tanto nos exilados assírios como nos babilónicos. Assim, em ambos os casos, Ele derramou maldições sobre eles e chamou-lhes figueira sem valor (Os 9:15; Jer 29:18).

No entanto, embora a sua promessa possa ser verdadeira, a Bíblia diz que em algum momento no futuro ele voltará a plantar Israel e eles produzirão figos saudáveis.

Enquanto os discípulos pensavam na história de Jesus abençoando a figueira, as lâmpadas apagaram-se porque pensaram na história de Israel amaldiçoando-a.

Como já vimos, a figueira sem fruto lembra-nos alguns dos primeiros ensinamentos de Jesus. Ele ensinou os seus discípulos a procurar com compaixão os filhos de Deus (ver Mt 7,15-20) e a proclamar a boa nova da salvação por meio de sinais (ver Mc 8,11-13; Lc 24,30-31).

A multidão que tinha vindo a Jerusalém para a festa da Páscoa celebrou a chegada de Jesus como rei (ver Zc 9,9).

A redenção escatológica chegou finalmente. A colheita começará em breve. As bênçãos de Deus serão então derramadas sobre o seu povo escolhido. Embora o resto do mundo permaneça estéril, esta árvore já está a dar frutos.

Os dois escritores dos Evangelhos interceptam um relato sobre a figueira porque sabem o que está para vir. Sabem que o regresso de Jesus à terra dará início à era do reino e trará esperança aos pobres e oprimidos. E assim, a figueira representa a vinda da salvação.Mateo: Jerusalém (Jerusalém) → Higuera (HiguerMarca: Higueria → Jerusalen → Higueria

Excepto que não há fruta. A figueira não produziu quaisquer frutos. A celebração da Páscoa foi barulhenta, agitada e caótica. Jesus entrou na área do templo e encontrou-a como um antro de ladrões, cheio de pessoas que estavam a fazer coisas que não estavam bem.

Ele disse que eles tinham deixado de fora o principal – o pão da vida. Eles não lhe ofereceram o que o seu Pai queria que lhe dessem. Não havia nada de justo nas suas acções.

Como resultado disto, Jesus realiza dois factos-sinal: ele amaldiçoa o templo e a árvore amaldiçoada.

 Imagine os seus próprios figos

Mas nem tudo desapareceu. Quando os discípulos perguntam porque é que Jesus tinha feito tais coisas, ele muda de assunto e fala de oração. Porquê? Porque embora ainda não compreendam completamente, serão eles a tomar conta do rebanho de Deus.

Serão eles a quem Israel será reformado. Serão eles os meios pelos quais Israel se espalhará por toda a terra e dará frutos em todas as nações. Como Jesus ensina aqui,

Ele quer que rezem para que possam ver como as suas orações são realmente poderosas.

Por conseguinte, a maldição sobre a figueira não se limita à história do Israel antigo. Ela afecta todo o povo de Deus através do tempo.

Mesmo que Deus espere que os seus filhos dêem frutos espirituais, não espera que eles o aborreçam ao fazê-lo. Em vez disso, Ele quer que eles produzam algo que valha a pena.

Esta passagem não só nos encoraja a lembrar que um cristão, por natureza, produz frutos espirituais (mesmo que possamos estar a produzir apenas pequenos figos temporãos), mas também adverte contra o perigo de falsas alegações de frutos de pessoas que não conhecem realmente Deus de todo.

A figueira, tal como os movimentados tribunais do templo na Páscoa, estava a fazer um grande número de actos e isso foi muito mau. Uma coisa é não ter fruta durante o seu tempo habitual; outra coisa é quando se finge tê-la.

Así que estemos advertidos.

Podemos pensar que estamos a viver uma vida cheia de sucesso e alegria, mas se olharmos mais de perto, veremos que falta alguma coisa. Talvez tenhamos perdido de vista o que Deus quer que sejamos.

Ou talvez nos tenhamos esquecido do que realmente importa – estar perto Dele. Seja qual for o caso, é fácil ser apanhado no meio da vida. Quando o fazemos, podemos facilmente perder a noção do que é importante.

É por isso que o encorajamos a passar tempo a ler as Escrituras todos os dias, a rezar diariamente, a passar tempo de qualidade com os seus entes queridos, e a desfrutar de tempos tranquilos com Deus.

As nossas igrejas podem estar com bom aspecto de longe, mas o que verá Deus quando as olhar de perto? O que irá Ele encontrar? Folhas ou figos?

Related Posts