Oração Pela Vida

oracao-pela-vida

“Não há Nova Evangelização sem uma verdadeira cultura da Vida”
(Papa João Paulo II)

“A evangelização é o anúncio da Vida, porque o é de Jesus Cristo, o Vivo,(…) ninguém espere dos cristãos que não sejam defensores da vida, pois ela é um dom sagrado.”
(D.José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa - homilia de 25-10-2005)

Nos finais de abril de 1997 catorze casais, acompanhados por dois sacerdotes, fizeram uma peregrinação a pé a Fátima com o objetivo fundamental de rezar pela Vida e de se porem ao seu serviço, motivados por uma iniciativa parlamentar contra a vida intra-uterina.

Em Fátima, sentiram que Maria dizia: “É preciso pôr Portugal de joelhos a rezar”. Assim, sentiram-se motivados a trabalhar numa Corrente de Oração Pela Vida, sentindo-a como uma iniciativa de Nossa Senhora.

Desde logo, estabeleceram contactos pedindo oração às Congregações Religiosas e a vários movimentos católicos, e, mais tarde, às Igrejas Protestantes através da Aliança Evangélica.

Em julho desse ano, iniciaram os encontros em Lisboa e Santarém, onde a Oração pela Vida se manteve sem interrupção até hoje. Ao longo dos meses a corrente alargou-se a todo o País. Muitas paróquias fizeram Oração pela Vida segundo um guião preparado por estes casais e mantiveram contacto regular, tal como noutros vários locais que responderam aos pedidos e se uniram a esta iniciativa, especialmente nas fases anteriores aos referendos de 1998 e 2007, em que foram propostos encontros semanais de oração, novenas, e vigílias.

Esta experiência de vários anos fez amadurecer a convicção não só do extraordinário poder da oração, mas também do seu poder pedagógico: quem reza pela Vida, é levado a pensar nela, é educado para amá-la e respeitá-la, é incentivado a agir em sua defesa.

A corrente de Oração Pela Vida obteve o apoio expresso da Conferência Episcopal Portuguesa na Assembleia de abril de 2005. Na preparação do referendo de 2007 trabalhou-se em estreita colaboração com os responsáveis leigos para a causa da vida de cada diocese.

A Oração Pela Vida esteve presente, no 1º Congresso Mundial de Oração Pela Vida, em Fátima (2006), no 2º Congresso Mundial de Oração Pela Vida, em Cracóvia (2007), e no 3º Congresso Mundial de Oração Pela Vida, em Lourdes (2008), com conferências de Thereza Ameal, uma das fundadoras.

A peregrinação de casais “Com Maria pela Vida” faz-se agora, devido ao grande número de peregrinos, três vezes por ano.