Atelier 7: Reconciliação e perdão

3.º ENL – Nada nos é indiferente entre a Terra e o Céu


Pedro-Valinho-Gomes A reconciliação e o perdão na vida e no sacramento
Pedro Valinho Gomes

Assessor-executivo do Santuário de Fátima e da Fundação Francisco e Jacinta Marto. Diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima e docente convidado da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.
Licenciado em Teologia, com uma especialização em Estudos Bíblicos. Doutor em Filosofia, com uma tese sobre o perdão a partir da obra de Paul Ricoeur.
Tem trabalhado, em textos e conferências, temas da ética e do pensamento, cultura e espiritualidade cristãos. Entre outras publicações, é autor do livro A Esperança do Perdão.
É casado com a Joanna e pai do Jonathan, do David e do Gabriel.

ClaudiaAssisTeixeira

A reconciliação e o perdão em pessoas presas
Cláudia Assis Teixeira

Presidente da “Foste Visitar-me- Associação de Visitadores de Reclusos”. Casada e mãe de 2 filhos.
Nasceu em Lisboa e vive no Porto há 25 anos. Estudou engenharia química no Instituto Superior Técnico e trabalhou na Renault Portuguesa.
Começou a fazer voluntariado com 16 anos, no Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão. Quando foi viver para o Porto passou a dedicar-me em exclusivo ao voluntariado: durante 12 anos foi voluntária no Centro Social do Bairro da Pasteleira; há cerca de 10 anos ingressou na Liga Portuguesa contra o Cancro, fazendo voluntariado no Hospital de Dia e no Serviço de Cuidados Paliativos; na mesma altura iniciou o percurso de visitadora de reclusos, integrada na Foste Visitar-me, Associação de Visitadores de Reclusos- www.fostevisitarme.pt.

Maria-José-Vilaça

A reconciliação e o perdão em vítimas de aborto

Maria José Vilaça
Psicóloga. Presidente da Associação de Psicólogos Católicos e coordenadora da Vinha de Raquel em Portugal.
Tem-se dedicado ao estudo e divulgação da Teologia do Corpo de João Paulo II e à reflexão sobre a sua aplicação prática no campo da psicologia e da educação. Traduziu para português vários livros sobre este tema e também sobre as consequências, na família e na sociedade, da globalização da revolução cultural Ocidental.
Membro do Conselho Pastoral Diocesano de Lisboa e da equipa diocesana da Pastoral da Família no Serviço da Defesa da Vida e Apoio à Família.

Pedro-Gil

Moderação

Pedro Gil
Lisboeta nascido em 1965. Consultor em Comunicação Institucional da Igreja, em especial nas áreas de comunicação de crise e media training. Colaborador da Faculdade de Comunicação Social Institucional da Universidade Pontifícia da Santa Cruz (Roma). Diretor do Gabinete de Imprensa do Opus Dei em Portugal.
Licenciado em Direito pela UCP. Exerceu advocacia durante uma década.