Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
2º Painel da Família

Rita Lobo Xavier
Nasceu em 1961. É mãe de quatro filhos. Reside no Porto.

É professora associada com agregação da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Escola do Porto.

É licenciada em direito (ciências jurídico-políticas), mestre em ciências jurídico-civilísticas e doutora em ciências jurídico-civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Tem agregação em direito civil pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Coordena e leciona as disciplinas de direito da família, de direito processual civil e de direito das sucessões da licenciatura em direito, e de regimes de bens e planeamento sucessório do mestrado em direito Privado; leciona o módulo de direito civil do seminário de investigação cidadania e sociedade inclusiva do doutoramento em Direito.

É membro do CNECV- Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

É autora de livros, capítulos de livros e artigos nas áreas do direito da família e do direito das sucessões, do direito processual civil e da bioética.

É membro do conselho científico do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, do Instituto Português de Processo Civil, do Centro de Direito da família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; sócia do Centro de Bio -Ética – Coimbra, da Associação Portuguesa de Canonistas, do Instituto luso-brasileiro de Direito Comparado

Sofia Marques
É casada e mãe de quatro filhos.

Licenciou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-graduou-se em proteção de menores na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

É advogada especializada e com serviço na área da infância e juventude desde 2003.

Foi assessora da direção da Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.

É associada fundadora da Associação Candeia, onde é animadora, foi presidente e é membro atual da direção (em representação do projeto Amigos p’ra Vida).

Desde 2014 concilia o seu trabalho de advocacia com a missão de criar e consolidar o projeto “Amigos p’ra vida” (http://www.amigospravida.pt), com a missão de apoiar crianças acolhidas em instituições e as suas famílias.

Ana Vidal e Francisco Caldeira
São casados há 14 anos. Têm 3 filhos, o Gonçalo de 12 anos, o Vasco de 9 anos e o Duarte de 7 anos.

A Ana é assistente social na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 2003. Trabalhou na área dos sem-abrigo, no apoio domiciliário e presentemente trabalha no acolhimento social (em que acompanha famílias em geral no Bairro dos Lóios em Marvila).

O Francisco é engenheiro agrícola. Trabalhou no ACACSA (Agência Europeia do Azeite) no IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas), na Secretaria de Estado da Agricultura durante o XX e XXI Governo de Portugal e atualmente está no Instituto do Vinho e da Vinha.

Tiveram contacto com um projeto de “famílias amigas” através da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, em altura em que consideravam que poderiam dispor de um pouco do seu tempo com quem necessitasse e entenderam que poderiam ajudar uma criança e toda a sua família. Fizeram a formação de voluntariado na Santa Casa, ficaram na lista de possíveis candidatos a “Família Amiga” mas foram informados que não havia crianças que se integrassem no seu perfil de família.

Depois conhecerem o projeto “Amigos pr’a Vida” da Associação Candeia. Integraram-no em 2016 e receberem uma criança acolhida em sua casa aos fins de semana e férias. Após evolução deste cuidado, esta criança passou a residir consigo e os seus filhos, através de uma medida de confiança a pessoa idónea, mantendo um contacto quinzenal com a sua mãe.

António José Meneses Aires Nogueira e Idalina Alves da Cruz
São casados e têm 5 filhos.

A Idalina é licenciada em medicina dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, é membro da Ordem dos Médicos Dentistas e desenvolve a sua atividade profissional de médica dentista. No ano de 2014 recebeu o certificado “Quality Assurance 2014” e “BTI Recognized Centre” pelo BTI- Biotechlogy Institute. Tem participado em vários cursos e

congressos promovidos pela Ordem dos Médicos Dentistas e entidades privadas.

O António licenciou-se em ciências históricas pela Universidade Livre do Porto e é mestre em gestão da informação e bibliotecas escolares pela Universidade Aberta (tendo apresentado a dissertação sobre o tema “A Biblioteca Escolar no Estado Novo: Meta-Análise do Boletim Escola Portuguesa entre 1934 e 1974”). Desenvolve a sua atividade como professor de história e professor bibliotecário, em diversas escolas públicas. Desde o ano de 2009 exerce funções no gabinete da rede de bibliotecas escolares do Ministério da Educação, onde coordena a formação contínua dos professores bibliotecários e simultaneamente desenvolve o projeto de leitura inclusiva “Todos Juntos Podemos Ler”, em colaboração com a direcção-geral da educação e o plano nacional de leitura. Acumula atualmente estas tarefas com o cargo de coordenador interconcelhio da rede de bibliotecas escolares para o concelho de Alenquer.

Têm prestado serviço de co-coordenação do grupo de trabalho para a família da CNAL em 2016/2017.

No ano de 2017 participaram numa experiência comunitária do Movimento dos Focolares, na cidade de Saurimo, em Angola.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.