Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Atelier 3: Ecologia ambiental, económica e social

A interligação dos ecossistemas
Pedro Aguiar Pinto

Engenheiro Agrónomo e Professor Catedrático de Agricultura do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.
Doutorado em Ecologia pela Universidade da Califórnia (Davis). Tem como principais áreas de interesse as relações entre o clima e as culturas agrícolas, tendo-se encaminhado pelo método da modelação assistida por computador da simulação dos processos produtivos. Recentemente, a questão das Alterações climáticas e sua incidência na Produção Agrícola tem sido a sua área de maior atividade.
Responsável pelo Povo (http://o-povo.blogspot.pt). É membro da Fraternidade de Comunhão e Libertação desde 1996.

A sustentabilidade e os limites da produção e do consumo
Carla Padrel de Oliveira

Professora universitária e Vice-Reitora da Universidade Aberta. Responsável por várias unidades curriculares na área da Química. Coordenadora do doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento.
Doutorada em Engenharia Química e investigadora permanente no Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. No âmbito das atividades profissionais de gestão académica tem desenvolvido trabalho em domínios relacionados com políticas, metodologias e práticas de EaD, de Avaliação/Qualidade e Cooperação internacional.

A saúde das instituições
Maria da Glória F. P. D. Garcia
Reitora da Universidade Católica Portuguesa.
Doutorada em Direito, na área das Ciências Jurídico-Políticas e agregada na área das Ciências Jurídico-Políticas na Universidade Católica Portuguesa.
Fez parte de várias comissões de elaboração de leis. Tem várias publicações.
Consultora do Center for Civic Education. Colaboradora da Enciclopédia Verbo, da Enciclopédia Polis, do Dicionário Jurídico de Administração Pública, da International Encyclopaedia of Laws – Kluwer Law International. Membro da Associação Portuguesa de Direito Constitucional, da Associação Fiscal Portuguesa, da Associação Portuguesa de Direito do Urbanismo e da Associação Ad Urbem, do Groupe Européen de Droit Public, da Societas Iuris Publici Europaei (SIPE), da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. Académica correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. Integra a lista de árbitros do Centro de Arbitragem da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa.
Foi distinguida com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Moderação
Miguel R. Oliveira Panão
Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra no Departamento de Engenharia Mecânica.
Licenciado (2002) e doutorado (2008) em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Publicou mais de 25 artigos de engenharia em revistas internacionais com revisão por pares e participou em numerosas conferências internacionais. Em 2008 recebeu o Prémio de Melhor Jovem Investigador em Engenharia Mecânica na Universidade Técnica de Lisboa.
Além da sua atividade de investigação em engenharia, tem desenvolvido trabalho no âmbito do pensamento filosófico associado à Ética Ambiental e Diálogo entre Ciência e Fé. No âmbito da Ética Ambiental, co-editou um livro intitulado “Transformar os Limites em Possibilidades” do “Centro de Estudos de Filosofia” da Universidade Católica Portuguesa. Outros dos seus trabalhos foram publicados em revistas de Cristianismo e Cultura como a Brotéria, Communio e Eborensia, Nuova Umanità, assim como dois dos seus trabalhos foram publicados pela Revista Portuguesa de Filosofia. É membro da comissão central da iniciativa cultural internacional “EcoOne” dedicada ao desenvolvimento do pensamento filosófico e teológico da relação entre o ser humano e o mundo natural.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.